Investir em Floripa: por que a Ilha da Magia é um bom negócio

investir em Floripa 6 de Mar de 2023

Mais do que uma cidade paradisíaca, Florianópolis tem um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais altos do país! Quem mora na Ilha da Magia aproveita as belíssimas praias, tem a comodidade de recursos disponíveis apenas em cidades grandes e ainda se encontra em um dos maiores polos tecnológicos do país, por isso investir em Floripa é uma ideia incrível!

Estamos falando de uma cidade sempre em movimento: para quem busca tranquilidade ou o agito cultural e dos barzinhos, nossa Floripa oferece tudo isso: perfeita para todos os gostos.

Os últimos estudos feitos na região apontam, inclusive, que os estabelecimentos voltados ao turismo, como pousadas, casas alugadas para a temporada e hotéis chegam a atingir níveis estratosféricos de 87% de ocupação na ilha. Bastante, né?

Se você quer surfar na onda dos bons negócios investindo em Floripa, confira as dicas preciosas de quem entende da cidade. Vem com a gente!

Por que investir em Floripa é um bom negócio?

Desde o fato de a cidade estar em uma onda de valorização imobiliária até a localização privilegiada do território manezinho: são muitas as razões para investir na capital catarinense. Vamos conferir uma a uma?

É um polo tecnológico

Como se não bastasse o ambiente cosmopolita e as mais de 100 praias paradisíacas de Floripa, a cidade também tem se consolidado como um polo de tecnologia da informação, abrigando diversas empresas do nicho tecnológico.

Já são mais de 900 startups na Ilha da Magia, que já ganhou até mesmo o apelido de Vale do Silício brasileiro. A cidade conta até mesmo com um aeroporto internacional que facilita a ida e vinda de empreendedores para fechar negócios.

Os empreendimentos sustentáveis estão em alta na cidade

A maioria das empresas investem em sustentabilidade em Floripa. Isso porque boa parte do território também é área de preservação ambiental e o povo manezinho preza muito por um estilo de vida mais sustentável e isso inclui os novos investimentos que chegam na cidade.

Inclusive, você sabia que, de acordo com um estudo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), será preciso construir 96 mil novas habitações por dia no mundo todo até 2030. Caótico, né?

Conceitos como o coliving chegam ao mercado para apresentar um modelo de moradia mais sustentável, em que alguns inquilinos alugam o mesmo apartamento, dividindo áreas comuns enquanto têm seus próprios dormitórios, solucionando parte dos problemas de superlotação nas grandes cidades como Florianópolis.

O retorno é certo

Floripa tem um mercado imobiliário muito bem estruturado e a valorização nesse segmento é certa. São vários os pedacinhos da ilha que não param de crescer, a exemplo do Campeche, no Sul de Floripa, onde o valor da metragem quadrada tem aumentado consideravelmente.

O bairro é outro exemplo de prática sustentável na cidade, já que toda construção é feita com máxima preocupação com a preservação do meio ambiente e a região também abriga o patrimônio natural da Ilha do Campeche, que atrai turistas do mundo inteiro e tem uma agenda de visitação limitada por dia.

Investindo em locais assim, você oferece aos seus inquilinos ou hóspedes um pouco da experiência incrível que é viver na cidade e acredite quando afirmamos: todo mundo quer ser manezinho da ilha nem que seja apenas por alguns dias.

Qualidade de vida é referência no país

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que Florianópolis é uma das melhores cidades do país por conta do IDH altíssimo de 0,847. A ilha também é considerada a quinta melhor cidade do Brasil para viver, principalmente para habitantes acima de 60 anos, de acordo com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

A pesquisa foi além e ainda colocou Floripa como a melhor cidade para se viver nas categorias de bem-estar, trabalho e estudo.

E por falar em dados, Floripa também é considerada uma das melhores cidades para criar filhos, tudo por conta do grande número de escolas de qualidade, parques e contato com a natureza que o município oferece.

A cidade tem forte potencial turístico

Com suas mais de 100 praias, áreas verdes próximas de montanhas e outras ilhas menores, a cidade é um grande atrativo para empreendedores e turistas que se interessam por esse tipo de aventura. Sem contar que Floripa é um dos destinos mais procurados para férias no país inteiro.

Seja para abrir um food service ou investir em hotelaria, com certeza Florianópolis é o lugar ideal para investir e multiplicar seu patrimônio.

Como começar a investir em imóveis em Floripa

A ilha é a capital do estado e passa por um momento bem propício de valorização imobiliária. Inclusive, com as altas taxas da Selic, as pessoas têm preferido aportes em investimentos mais seguros e conservadores.

E, para ter a certeza de um bom negócio, é só seguir as dicas que preparamos para você. Bora anotar?

1. Escolha o melhor bairro

Se tem algo que é difícil na hora de investir em Floripa é a escolha do bairro. Em um período de alta valorização imobiliária, praticamente todo cantinho da ilha parece ser uma boa escolha. O que pode definir o investimento – ou não – é a análise do que você busca em um local para investir.

Quer algo focado em turismo de alto padrão? As praias do Norte da ilha, como Jurerê, Ingleses e Canasvieiras, certamente entrarão no seu leque de opções. Já para quem busca mais comodidade e quer investir em imóveis para empresários e públicos semelhantes, a recomendação é optar por regiões mais próximas ao Centro.

Quer ganhar dinheiro investindo em modelos de acomodações universitárias como o coliving? A boa notícia é que Florianópolis é um centro educacional bem renomado e conta até mesmo com um super campus da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, bem no bairro da Trindade, região central da ilha.

2. Faça uma cotação com as imobiliárias de confiança

Por ser uma das cidades que mais crescem no país, o que não vai faltar são imobiliárias oferecendo os mais diversos tipos de empreendimentos para você, por isso, escolha o modelo de imóvel em que você quer investir e busque as imobiliárias mais renomadas da região.

Depois que escolher o edifício, casa ou loteamento que mais agrada ao seu perfil de investidor, é só acertar os detalhes finais para começar a chamar o imóvel de seu.

3. Feche negócio e comece a lucrar

Seja investindo em turismo, corporativismo ou moradia, a ilha é uma caixinha de surpresas que só tem a surpreender você e, assim que fechar o contrato para começar a investir em imóveis na cidade, você já deve elaborar um plano de negócios para tocar seu novo empreendimento por aqui.

Florianópolis é uma das cidades que mais crescem no país, além de ser um polo tecnológico e um destino turístico buscado por milhões de brasileiros anualmente, então não perca nenhum minuto a mais. Comece hoje mesmo a investir na Ilha da Magia!