10 formas de garantir o aluguel em dia

aluguel em dia 17 de Mar de 2023

Para garantir que você receba o aluguel em dia, deixe tudo bem claro no contrato, ofereça diversas formas de pagamento – bem como vantagens para quem pagar em dia –, peça caução na hora de alugar para não ficar no aperto, negocie com o morador, use um software ou planilha para se organizar, deixe bem claro quais as consequências de atrasar o pagamento ou conte com uma administradora para não precisar se preocupar com nada disso!

O atraso no pagamento por parte do inquilino pode causar dores de cabeça inimagináveis e ainda atrapalhar a sua organização financeira caso seja algo constante, por isso, você não deve permitir que seja algo rotineiro na sua relação com o locatário.

É claro que a gente chegou para facilitar a sua vida com as melhores dicas de o que fazer nessa situação e também apresentamos, lá no final do artigo, uma solução para nunca mais passar por esse tipo de coisa. Segue o fio!

1. Deixe tudo bem claro em contrato

Para garantir o aluguel em dia, você também deve fazer sua parte como locador e deixar tudo bem detalhado e explícito no contrato de aluguel por dois motivos:

  1. para estar resguardado judicialmente, caso precise entrar com uma ação contra o devedor em casos mais extremos; e
  2. para que não restem dúvidas ao seu inquilino sobre as regras e prazos de pagamento.

Vale contar com o auxílio de um advogado especializado para criar o documento, já que é a esse contrato que você vai recorrer quando tiver qualquer problema e o mesmo acontece com o inquilino caso ele tenha qualquer dúvida.

No papel, deixe bem explícito:

  • Data limite para pagamento do aluguel
  • Multas e juros em caso de atraso
  • Métodos de pagamento aceitos
  • O que deverá ser pago todos os meses
  • O que acontecerá se o pagamento não for efetivado em determinado período de tempo

Com todos esses detalhes bem explicados, você fica bem mais tranquilo em qualquer situação.

2. Faça uma boa pré-seleção de inquilinos

Um fator importantíssimo para reduzir a inadimplência com inquilinos é fazer uma pré-filtragem dos interessados em locar seu imóvel.

Nessa etapa, você consegue ter uma ideia de quem tem condições de pagar em dia e quem já tem histórico de dever na praça e pode evitar problemas futuros antes mesmo de eles se tornarem uma possibilidade.

Busque pelos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa e faça uma boa pesquisa pela ficha dos candidatos a locatário antes de decidir quem vai ocupar o seu bem.

3. Conte com uma régua de cobrança

A régua de cobrança é um recurso muito útil para quem tem vários clientes ou, se for o seu caso, inquilinos.

Isso porque você pode programar notificações e lembretes para serem enviados dias antes do vencimento do aluguel e estabelecer canais de cobrança também para depois do vencimento.

A boa notícia é que existem softwares que podem fazer essa régua automatizada para você sem cobrar nada, enviando os lembretes e notificações para os locatários via e-mail ou SMS antes do prazo chegar, lembrando-os de acertar as contas antes que se tornem devedores.

Afinal, é preciso levar em consideração aqueles que não estão devendo porque é necessário, mas porque acabaram esquecendo de quitar o aluguel. Nesses casos, a régua vai ser mais do que eficiente em resolver seu problema. De nada!

4. Ofereça descontos para inquilinos que pagam antecipadamente

Uma forma de reduzir a inadimplência no aluguel do seu imóvel é oferecer vantagens para aqueles inquilinos que sempre pagam em dia e mesmo antes do vencimento. Assim, você incentiva os bons pagadores a continuarem desse jeito e pode inspirar outros locatários a pagar antecipadamente para garantir um bom desconto.

Coloque na ponta do lápis os custos e veja quanto você pode diminuir de cada aluguel para incentivar esse comportamento que só vai fazer bem ao seu bolso e ao seu locatário.

Em geral, são praticados valores de até 20% do valor mensal como desconto, mas é preciso calcular o que se encaixa melhor na sua realidade e não vai fazer tanta falta para você.

5. Ofereça outros métodos de pagamento

Às vezes, seu inquilino atrasa o pagamento porque a forma de acerto não é conveniente para ele, já pensou sobre isso?

O Pix é uma opção muito prática que agrada a todos os lados por se tratar de transferências instantâneas e sem burocracia, mas, já pensou se o valor do aluguel ultrapassa o limite noturno permitido ao inquilino, que só se lembrou de fazer o pagamento neste horário?

Certamente, você vai encarar um dia de atraso no recebimento por conta disso.

O boleto também é outro formato que pode ser problemático, já que pode levar até três dias para o pagamento ser efetivado e o valor cair na sua conta. Tem pressa? O débito em conta ou Pix programado podem ser a melhor opção, já que não dependem que o inquilino lembre de realizar o pagamento.

Mas é preciso que ele tenha saldo disponível em conta, se não, de nada adianta também, viu? De qualquer forma, disponha em contrato quais são as formas de pagamento aceitas e converse com o locatário para saber qual a preferência dele nesse caso.

6. Não deixe de cobrar a caução

Você pode até achar que está atraindo mais locatários ao deixar de cobrar caução, mas isso pode atrapalhar no pagamento de contas levando às consequências da inadimplência no condomínio, por exemplo.

Isso porque a caução serve não só para garantir eventuais reparos ou para segurar as pontas em caso de atrasos, mas também para garantir o pagamento das taxas condominiais quando seu inquilino faltar com os prazos.

Ter esse dinheiro em mãos para pagar esse tipo de taxa garante que você não receba cartas de cobrança ou contribua para o déficit orçamentário do condomínio caso seu bem seja um apê ou sala comercial em galerias e afins.

7. Esteja sempre aberto à negociações

Você nunca sabe pelo que o outro pode estar passando, por isso, seja sempre gentil e esteja aberto a negociar sempre.

Os atrasos no pagamento de aluguéis podem acontecer por esquecimento ou por uma dificuldade financeira emergencial, por isso, converse diretamente com seu inquilino para entender o que aconteceu.

Se for possível, divida o pagamento ou ofereça algum desconto que caiba no seu orçamento para ajudar aquele inquilino que está com você há um bom tempo.

8. Utilize um software ou planilha para organizar os recebimentos

Principalmente para os proprietários que possuem mais de um empreendimento disponível para locação, a dica de ouro é organizar tudo em algum meio digital, já que os dados dificilmente serão perdidos quando salvos na nuvem.

As planilhas podem ser de grande ajuda nesses momentos e existem até mesmo modelos prontos por aí para facilitar o controle dos recebimentos.

Para aqueles que querem envolver mais tecnologia no processo, algumas imobiliárias disponibilizam softwares para que o locador possa ter um melhor controle dos seus recebimentos e repasses. Aproveite!

9. Explique as consequências do atraso

Ser transparente é uma ótima forma de manter suas relações com os inquilinos sempre amigáveis, por isso, por mais que essas informações estejam dispostas no contrato, não faz mal ter uma conversa com o locatário sobre as consequências de pagar o aluguel atrasado, que incluem:

  • Déficit orçamentário em taxas condominiais
  • Pagamento de multas e juros por atraso
  • Possibilidade de protesto de título em cartório
  • Ação de despejo em casos mais graves

Só tome cuidado para não soar como ameaça, lembre-se também de colocar o passo de número sete à frente das explicações das consequências, já que você muito provavelmente não sabe o que levou o inquilino a atrasar o pagamento.

10. Conte com uma administradora de imóveis

Para quem quer deixar todas as preocupações apontadas até aqui pode sempre contar com uma administradora de imóveis para cuidar de todos os inquilinos e recebimentos, garantindo o aluguel sempre em dia.

Isso porque uma empresa especializada neste nicho tem experiência em fazer as análises de crédito, realizar cobranças e emitir lembretes de pagamento, sem contar que algumas organizações desse setor até garantem o valor do aluguel na sua mão caso o inquilino não efetue o pagamento.

Contar com essa ajuda pode até mesmo triplicar seus ganhos com aluguel, já que esse tipo de negócio tem a expertise necessária para ajudar você a receber mais proventos com seus bens já locados. Experimente!