Como lucrar mais com aluguel: triplique seus rendimentos

lucrar mais com aluguel 6 de Mar de 2023

A melhor forma de lucrar mais com aluguel de imóveis hoje em dia é contando com uma administradora para cuidar de todos os detalhes da locação da sua casa ou apartamento. Deixando o bem na mão de uma empresa especializada em gestão, reforma e cobrança de aluguéis, você pode chegar a triplicar seus ganhos e, de quebra, não precisa se incomodar com manutenção e nem cobranças.

Isso porque esse tipo de empresa fica responsável por coisas como:

  • reforma da casa ou apê;
  • elaboração do contrato de aluguel;
  • acertos e cobranças com os inquilinos;
  • manutenção do local; e
  • divulgação de vagas.

Ou seja, a sua única preocupação é a de fornecer documentos sempre atualizados quando requisitado e escolher em qual conta você quer receber os rendimentos mensais.

Ficou interessado(a)? Então, pega um bloquinho e uma caneta e anota todas as super dicas que vamos entregar em primeira mão para você. Especialmente no número cinco, você vai descobrir o segredo de proprietários e investidores que chegam a triplicar seus ganhos.

O que é uma administradora de imóveis

Uma administradora ou gestora de imóveis é uma empresa especializada que pode cuidar do seu imóvel para você, agilizando tudo o que se refere à reforma e manutenção do bem, além de tratar com os locatários o recolhimento dos aluguéis todos os meses.

Essa empresa de confiança vai administrar toda a locação para você e também pode oferecer uma consultoria especializada no assunto, dando boas dicas e ideias para que você possa aumentar seus rendimentos com imóveis.

Tudo certo até aqui? Vamos então às cinco melhores dicas de como ganhar mais com aluguel!

Como lucrar mais com aluguel de imóveis

Estudar o mercado, oferecer diferenciais, diluir impostos, reajustar preços e adotar o conceito de moradia compartilhada são formas de ganhar mais dinheiro com o aluguel de imóveis, com ênfase na última opção, que pode chegar a triplicar os rendimentos. Dá uma olhada!

1. Estude o mercado imobiliário

Saber quando e onde investir em imóveis é um bom começo para lucrar com esse tipo de atividade. Isso porque de nada adianta você colocar dinheiro em um projeto que não tem demanda.

Um exemplo comum é o de imóveis em regiões mais rurais ou afastadas: por mais que o valor de compra seja mais baixo, a dificuldade de alugar um local assim é inversamente proporcional, já que os inquilinos costumam buscar imóveis próximos a regiões centrais, polos educacionais e afins.

Além disso, com a alta da taxa de juros que regula o mercado nacional, a Selic, muitos investidores têm optado por investimentos mais seguros e estáveis, como os imóveis, então, é bem prudente que você faça um estudo antes de comprar uma casa, apê ou sala comercial para sair ganhando desde o momento da compra.

E falando nesse período em particular, negociações à vista, por exemplo, podem ser vantajosas, já que você tem mais poder de negociação e pode até mesmo pedir um desconto e barganhar já na compra. Sucesso, né?

2. Ofereça diferenciais

Em um mercado com tantas opções, quem quer alugar um espaço costuma levar bastante em consideração o que cada local tem de diferencial.

Pode parecer pouco aos olhos de um proprietário ou potencial investidor como você, mas o simples fato de um edifício ter um elevador já é um ponto positivo para quem quer alugar. Imagina subir vários lances de escada cheio de sacolas depois de fazer a compra do mês?

Nesse quesito, muita gente acaba pagando para ter um conforto a mais e você pode sair lucrando nessa história.

Na hora de comprar o imóvel, considere áreas com:

  • Elevador
  • Salão de festas
  • Piscina
  • Academia
  • Vaga de garagem
  • Área gourmet
  • Churrasqueira
  • Suítes

Tudo isso agrega na hora de o locatário escolher entre as opções disponíveis no mercado.

3. Dilua os impostos no valor do aluguel

Muitos proprietários deixam de ganhar mais por não incluir o valor dos impostos como IPTU no aluguel do inquilino e esse é um erro bem comum!

E, por mais que possa parecer um atrativo deixar de cobrar IPTU, gás, internet e água dos locatários, você acaba perdendo um dinheiro que, quando diluído e parcelado no pacote de contrato anual, não fica tão pesado no bolso do inquilino.

Que tal usar uma planilha para controlar esses custos extras que podem acabar pesando no seu bolso e ver o que você pode incluir em suaves parcelas de aluguel?

4. Faça reajustes anuais

Ajustar o preço do aluguel todos os anos não vai afugentar os locatários, até porque esse processo é super comum e natural por conta da inflação, portanto, deixe já claro desde um primeiro momento de assinatura do contrato que o valor sofrerá reajustes anualmente.

A porcentagem pode ser definida no contrato ou acompanhar índices como:

  • Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); ou
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A maioria dos contratos costuma seguir o primeiro índice mencionado, tanto é que ele também é conhecido como "inflação do aluguel", mas qualquer um deles pode ser usado como base, basta estar definido no documento.

Inclusive, o reajuste deve ser feito anualmente na data de "aniversário" da assinatura do contrato, de acordo com a Lei do Inquilinato.

5. Adote o conceito de moradia compartilhada

Popular ao redor do mundo e ganhando cada vez mais força aqui no Brasil, o coliving, como também é conhecido o modelo de moradia compartilhada, permite aos proprietários de imóveis alugarem seus apês ou casas para mais de um inquilino.

A conta é bem fácil: mais de um locatário significa também mais um aluguel, certo? E a boa notícia é que o formato é bom para todo mundo!

As maiores vantagens para o investidor são:

  • Imóvel raramente fica desocupado
  • Mais de uma pessoa cuidando do bem
  • Poder contar com mais de um aluguel
  • As recomendações "boca a boca", de pessoa para pessoa
  • Poder investir em um local maior e numa localização melhor, já que o retorno será proporcionalmente bom ou até melhor
  • Não ter dor de cabeça contando com uma empresa especializada na gestão de colivings

Já para os locatários, os maiores benefícios incluem:

  • Menor custo, já que o imóvel será dividido com outras pessoas
  • Possibilidade de arcar com apês maiores e em localizações mais estratégicas
  • Experiência de convivência com pessoas e grupos parecidos
  • Ter contas como IPTU, internet, água, luz e limpeza inclusas no valor do aluguel
  • Por conta do tópico anterior, o pagamento é feito através de uma única via de boleto ou de um único Pix, incluindo todas as despesas mencionadas

A moradia compartilhada é a melhor forma de triplicar seus ganhos com aluguel: com a otimização do espaço do seu imóvel, você permite que mais pessoas vivam na sua casa ou apê, dividindo os espaços comuns para viver experiências compartilhadas incríveis enquanto aproveita o aconchego e privacidade de um quarto individual.

Enquanto os inquilinos dividem as contas e podem até aproveitar a oportunidade para buscar locais mais centrais sem pagar um absurdo no aluguel, o proprietário também sai ganhando –  bastante! – e vê seus rendimentos se multiplicarem de acordo com a quantidade de locatários ocupando o local!

A gente disse que ia ensinar a triplicar seus ganhos com aluguel, né? Mas, dependendo do tamanho do seu espaço disponível para locação, os ganhos podem ser ainda maiores, viu? O céu é o limite!

Mas não se engane! Para garantir todas essas vantagens, é preciso contar com uma empresa especializada em coliving para não cair em furadas e acabar tendo mais dor de cabeça quando sua vida pode ser facilitada.