8 melhores dicas de como receber mais por aluguel

receber mais aluguel 6 de Mar de 2023

Para receber mais pelo aluguel do seu imóvel, experimente mobiliar o local, reajustar o valor de tempos em tempos e alugar o local para moradia compartilhada. Também é recomendado fazer manutenções de tempos em tempos e investir em anúncios eficientes para manter o bem sempre alugado. Quer locar por curto prazo? Alugue separadamente garagens e espaços para estacionamento ou anuncie o imóvel em plataformas de locação.

Você pode ter vários investimentos na sua carteira, mas investir em imóveis é sempre uma boa ideia. Afinal, desde sempre esse tem sido um aporte seguro e que, além de possibilitar uma renda extra com aluguel todo mês, vai ficar na sua família por gerações!

Mas há quem sofra com o tanto de impostos e burocracias para manter uma casa ou apê sempre bem cuidados. Por isso, alugar é uma ótima opção também nesse sentido, já que o inquilino tem o dever de cuidar do local para você.

E, pensando em como tornar esse negócio algo cada vez mais rentável, separamos umas dicas de como receber mais pelo aluguel. Segue o fio!

8 formas de ganhar mais com o aluguel do seu imóvel

Quando o assunto é locação de imóveis, a gente é expert em fazer esse valor triplicar para você, dono do bem, por isso, separamos as sete melhores dicas para você expandir o potencial dos rendimentos da sua casa ou apê. Dá uma olhada nesta lista!

1. Ofereça aos seus inquilinos um imóvel já mobiliado

Quem busca alugar um lugar para morar ou abrir um negócio raramente conta com muitos móveis da última mudança para levar junto. Até porque quem vive de aluguel raramente vai investir em mobília para colocar num bem que não é seu, certo?

Por isso, a busca por casas e apês já mobiliados é cada vez maior, o que resulta, é claro, em aluguéis um pouco mais salgados também – ponto positivo para quem é dono do imóvel, que vai receber mais por oferecer um cantinho já mobiliado.

O investimento inicial também é um pouco maior, mas vale cada centavo, já que o retorno costuma vir em breve por conta do aumento no valor da locação também.

2. Não deixe de fazer reajustes nos valores

Não tenha dó de fazer reajustes nos preços do aluguel! A correção da inflação tem alcançado índices cada vez mais altos, assim como os custos de manutenção, por isso, o pagamento mensal deve cobrir também esses gastos.

É claro que isso não significa reajustar o valor a cada mês, mas você pode conversar com seus inquilinos e deixar claro que é normal ter um aumento no valor a cada ano.

O IGP-M, índice calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), acompanha as variações nos preços cobrados no segmento e publica relatórios que podem ajudar você a estabelecer um reajuste anual de contrato de aluguel mais justo tanto para quem é dono do bem quanto para o inquilino.

No ano de 2022, a variação anual ficou acumulada em 5,45%. Fazer essa conta sobre o valor que você cobra em cada locação é uma boa forma de garantir que você não vai sair perdendo.melh

3. Avalie locar para mais pessoas

Se você é dono de um imóvel com dois ou mais quartos, temos uma ótima notícia: é possível ganhar mais em aluguel se, em vez de alugar o imóvel todo, você alugar os quartos. Isso mesmo! A modalidade existe já faz um tempo e é bem mais comum do que você imagina.

O nome desse modelo de moradia é coliving. Nele, o dono do bem pode alugar para mais de um inquilino o mesmo local, sendo que cada um tem seu próprio quarto, mas divide as áreas em comum – como cozinha, banheiro social, salas e lavanderia – com outros locatários.

É uma ótima ideia para quem gosta de companhia, busca pagar um valor mais em conta no aluguel em grandes cidades e regiões centrais e quer viver a experiência da moradia compartilhada.

Já para o locador, o aluguel pode vir até triplicado! As vantagens são muitas, mas citamos as três melhores para você!

  1. É mais fácil de alugar o bem, já que o valor total – que pode ser maior por pessoa – é dividido entre mais inquilinos.
  2. O seu imóvel raramente ficará desocupado, já que os preços por pessoa são mais atrativos.
  3. O valor dos impostos poderá ser diluído mensalmente no aluguel desde que ambas as partes estejam de acordo e esse fator esteja disposto no contrato: mais um atrativo para os locatários.

Gostou da ideia? Então, vai gostar de saber também que existem empresas especializadas em coliving para gerir esse tipo de empreendimento para você.

4. Faça manutenção e melhorias no local

Não é porque o bem está sempre alugado que você pode deixar todos os cuidados na mão dos inquilinos, muito pelo contrário.

Fazer pequenas melhorias e reformas sempre que possível – e, de preferência, antes que algum problema no local apareça e exija reparo – é uma forma de mostrar aos locatários que o imóvel não ficará à deriva e que você se importa em oferecer a melhor experiência possível para os moradores.

Quem cuida do lugar, mesmo quando ele se encontra ocupado, ganha mais credibilidade na hora de reajustar aluguel ou renegociar contratos.

5. Alugue espaços adicionais

Essa é uma ótima ideia para quem tem imóveis ou terrenos com estacionamento ou garagem. Que tal alugar esses espaços adicionais também? Assim, você ganha dinheiro não só com a locação do imóvel, mas dos terrenos e espaços adjacentes também.

Principalmente em locais com grande fluxo de pessoas, empresas ou comércio, ter um estacionamento ou vagas de garagem para alugar pode ser um ótimo investimento, já pensou?

6. Ofereça opções de aluguel a curto prazo

Nem todo mundo busca um lugar para morar por longo prazo. Às vezes, é questão de um intercâmbio cultural, um curto treinamento em outra filial da empresa ou um período de trabalho prestando consultoria que exige um espaço para ficar por menos tempo em algum lugar.

Nesse caso, você pode locar seu imóvel também por prazos menores para atender a esse tipo de demanda com preços mais justos do que os encontrados nas grandes plataformas de locação temporária.

Para isso, é bom caprichar na divulgação…

7. Crie anúncios eficientes

Já se foram os tempos em que os classificados de jornal eram os únicos meios para anunciar imóveis. Hoje em dia, você consegue mostrar ao mundo que tem um apê lindíssimo e bem localizado para locar diretamente nas redes sociais e o melhor: sem gastar um centavo com isso.

É claro que também é possível investir em anúncios pagos para aumentar o alcance, mas, caso você capriche nas fotos e no alcance orgânico, nem vai precisar pagar para que seu bem seja locado bem rápido. O alcance das redes hoje em dia é surreal! Aposte nisso.

8. Terceirize a gestão

Temos certeza que a sua vida já é atribulada o suficiente e mais certeza ainda de que gerenciar vários imóveis não é moleza. A sorte é que já existem empresas especializadas no mercado prontas para fazer uma gestão eficiente e rentável do seu apê ou casa para alugar.

No caso da moradia compartilhada, o mercado tem crescido muito e já é possível encontrar boas empresas especializadas em coliving para investir. Já pensou? Ter seu aluguel triplicado e não ter que se preocupar nem mesmo com a cobrança mensal! Parece sonho, mas é bem fácil de tornar realidade.

Qual a forma mais segura de receber aluguel?

Certamente, a forma mais segura de receber aluguel é por meio de uma empresa especializada em gestão imobiliária que cuida de tudo para você.

Existem muitos métodos de pagamento nos dias de hoje, mas eles também podem atrapalhar mais do que ajudar. Por conta dessa comodidade toda, o locatário pode ficar sempre no "já faço o Pix para você" ou "pago o boleto assim que chegar em casa" e lá se vão dias até você ver a cor do dinheiro.

Contando com um negócio especializado na gestão do seu imóvel e que inclua um serviço de cobranças, você já evita passar por isso e raramente terá inquilinos inadimplentes.

Anotou tudinho? Esperamos ter ajudado você a maximizar seus rendimentos e nunca mais ter dor de cabeça com inadimplência no aluguel. Sucesso!