Como investir em moradia compartilhada

moradia compartilhada 6 de Mar de 2023

Para investir em moradia compartilhada, é recomendado ter mais de um imóvel para alugar, contar com sócios investidores ou uma empresa especializada no assunto. Com o tipo de assistência certa, a renda em aluguel de quem investe em coliving pode chegar a triplicar.

O coliving – ou flatsharing, como também é conhecido mundialmente – é um conceito relativamente novo no Brasil, mas que já faz sucesso nas grandes metrópoles e cidades com bom potencial econômico.

Isso porque todo mundo precisa de um lugar pra morar, mas tem sido bem difícil encontrar bons apês por preços justos.

Quem investe em um negócio como esse, garante mais inquilinos por imóvel – o que significa também mais renda – e um apê sempre ocupado, já que o preço do aluguel também fica mais em conta para quem decide compartilhar moradia.

Ficou interessado? Então, pega um papel e uma caneta e anota aí como investir nesse modelo de negócio que já é sucesso mundial nas maiores cidades do planeta. Vem com a gente!

O que é moradia compartilhada

O conceito de coliving – ou flatsharing e moradia compartilhada, como também é conhecido – é um formato de habitação que tem se tornado popular mundo afora por conta do seu custo reduzido e pela interação social que promove entre os moradores do ambiente.

Nele, cada habitante tem seu próprio quarto individual, mas divide áreas comuns compartilhadas, como cozinha, lavanderia, sala de estar e banheiro – quando o quarto escolhido não oferece a opção de suíte!

Esse modelo chegou aqui no Brasil lá por 2013, mas já é bem comum na Europa desde a década de 1970, quando o primeiro sistema do tipo foi desenvolvido na Dinamarca com o nome de cohousing, em que as famílias tinham suas próprias casas, mas dividiam espaços em comum na comunidade.

Hoje, o conceito agrada e acolhe os mais diversos públicos, desde estudantes a idosos ou CEOs de empresas. Inclusive, muita gente acredita que o coliving é um tipo de república, mas existem algumas diferenças entre esses dois estilos de moradia.

Em uma república, o público-alvo que aluga os quartos são os estudantes, não sendo permitido a qualquer outro grupo locar os apartamentos. O valor ganho em aluguel também é reduzido por conta disso.

Já a moradia compartilhada não tem restrição de público, podem alugar os mais diversos grupos de pessoas, o que importa é que todos se sintam bem e que você, que investe nesse tipo de moradia, consiga ganhar dinheiro com aluguel, que costuma ser maior para o dono do imóvel ao mesmo tempo que é rentável para o morador.

Quer saber quais outros benefícios você tem ao investir nessa nova modalidade? É só continuar a leitura!

3 maiores vantagens de investir em moradia compartilhada

Desde triplicar seus rendimentos em aluguel até ter seu imóvel sempre locado: as vantagens de investir em coliving são tantas que quase não cabem em um só post, mas separamos os três maiores benefícios de fazer esse investimento. Dá uma olhada!

Você pode dobrar ou triplicar os seus ganhos com aluguel

Alugando seu apê ou casa para mais de uma pessoa, você também recebe mais de um aluguel!

A conta é simples, né? Mas muita gente não para pra pensar que, com as benfeitorias certas e uma boa estrutura, você pode cobrar aluguéis razoáveis e começar a receber esse valor duplicado ou até triplicado dependendo de quantos inquilinos você tem.

E, contando com uma empresa especializada em coliving como a Divid, você ganha mais ainda, tem seu apê remodelado e não precisa se preocupar com nada! A única “preocupação” vai ser com o que gastar essa graninha extra no fim do mês.

É mais organizado

Tanto para você, dono do imóvel, quanto para o inquilino. Ainda mais se você contar com uma empresa que é especialista na gestão desse tipo de investimento para fazer tudo por você.

Como a gente já mencionou, o coliving é diferente de uma república tradicional, onde as regras são impostas pelos próprios moradores. Ao contar com uma empresa para gerir o empreendimento para você, é garantido que as regras serão monitoradas e respeitadas.

Afinal, tudo que é feito no local é pensando na preservação do imóvel e no bem-estar de quem vive nesse sistema de moradia compartilhada também.

Seu imóvel dificilmente ficará desocupado

As vantagens não são só para quem investe, mas também para quem busca um cantinho para chamar de seu, viu?

Com o aumento dos preços dos aluguéis nas cidades grandes, muita gente tem encontrado dificuldades na hora de encontrar um lugar legal por um valor bacana – e é aí que o coliving rouba a cena!

Quando você divide um apê, o aluguel costuma ser menor, o que é uma grande vantagem para o inquilino e melhor ainda para você, que, com a casa cheia, recebe mais de um aluguel e mantém o imóvel sempre locado.

Fez os olhos brilharem por aí? Descubra então como investir nessa modalidade que já é sucesso em grandes cidades como São Paulo, Rio e Floripa!

Como investir em moradia compartilhada

Para investir em moradia compartilhada, o mais recomendado é buscar uma empresa que vai assessorar e cuidar do seu imóvel. Assim, você garante que o seu apê esteja bem cuidado e que o aluguel sempre caia na sua conta.

Separamos os principais itens que você tem que ficar de olho na hora de investir em coliving. Vamos ver se já dá para riscar algumas opções do seu checklist?

Busque uma boa localização na hora de comprar um imóvel

A localização é um dos fatores que mais agrega na hora de estipular um valor para o aluguel a ser cobrado, por isso, deve ser um item de máxima atenção na hora que você for comprar um bem com a finalidade de alugar.

Inclusive, imóveis em regiões mais afastadas costumam ser muito mais baratos, mas também são bem mais difíceis de alugar, então dê prioridade a locais maiores e mais centrais.

Preste atenção no tamanho do local

Na hora de investir em moradia compartilhada, lembre-se que o espaço tem que ser grande o suficiente para comportar mais de uma pessoa, ou seja, o ideal é ter três quartos ou mais e contar com um espaço considerável nas áreas comuns.

Se o local tiver mais vagas de garagem ou estacionamento seguro no loteamento, melhor ainda! Não deu para achar um lugar assim? Opte então por opções com transporte público acessível na vizinhança.

Invista em mais de um imóvel

Quem quer fazer uma renda considerável com flatsharing precisa investir em mais imóveis para fazer o valor circular e render para expandir o investimento.

Por isso, raramente quem ganha uma quantia considerável de dinheiro com moradia compartilhada faz isso com um apê só, até porque o lucro costuma ser considerável e o ideal é expandir o investimento para alocar todos os possíveis interessados que possam surgir.

Se esse passo for sair do seu planejamento financeiro, não se preocupe, a próxima dica pode ajudar!

Trabalhe com sócios

Ter alguém do seu lado nessa caminhada de sucesso pode ser bem significante, viu? Quando entra um parceiro na jogada, as chances de expandir o portfólio de apês para locar na modalidade de coliving também aumentam, ou seja, mais dinheiro em vista para todas as partes!

Contar com um aliado nessa trajetória pode deixar as coisas mais leves, mas é bom se certificar que vocês tenham os mesmos objetivos. Só assim a parceria tem tudo para ser um sucesso!

Faça benfeitorias

Ninguém quer se mudar para um lugar caindo aos pedaços ou que não tenha aquela energia confortável e aconchegante de casa nova, né? Por isso, quem investe em coliving deve manter o local sempre atualizado e em boas condições.

Uma opção é contar com uma consultoria especializada em moradia compartilhada que possa auxiliar você sobre em quais benfeitorias podem ser feitas de forma estratégica para que você invista com a garantia de um retorno.

Nada de gastar com reformas absurdas que vão demorar para se pagar, viu? Contando com especialistas na hora de reformar seu imóvel para ganhar mais com aluguel, você não arrisca perder dinheiro em melhorias que não farão com que você lucre na locação do bem.

Se essa parte já não estava nos seus planos, não tem problema! A gente trouxe a solução para esse perrengue também.

Conte com uma empresa que administra o imóvel para você

Quer ficar só no bem bom recebendo os lucros do seu mais novo investimento? A boa notícia é que isso é possível, sim! Afinal, a moradia compartilhada já é um sucesso em cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro e até Florianópolis, que une o útil ao agradável por ser um polo tecnológico em meio ao paraíso natural que é a Ilha da Magia.

Por conta desse sucesso todo, algumas empresas já estão se especializando em monitorar e cuidar desses imóveis de forma que você tenha o mínimo de incomodação possível ao mesmo tempo que seus lucros aumentam bastante.

Na Divid, por exemplo, a galera cuida de tudo para você, desde a reforma até a cobrança do aluguel (nada de dar uma de Senhor Barriga!). Os nossos Dividers são capacitados para fazer a gestão dos seus ativos imobiliários e entregar a você uma renda garantida no final do mês.

Contando com quem entende do assunto, você tem seu imóvel valorizado e maximiza a rentabilidade dos aluguéis, podendo até mesmo triplicar os ganhos sem se estressar. Ficou interessado? Vem conhecer o jeito Divid de investir!