8 formas mais eficientes de ganhar dinheiro com aluguel

investimentos 3 de Mar de 2023

Você pode ganhar dinheiro com aluguel investindo em imóveis com preços condizentes com a vizinhança, divulgando seu apê ou casa, investindo em salas comerciais, fazendo benfeitorias e mobiliando o local e investindo em infraestrutura num geral, além de optar por investir em regiões universitárias ou em centros com mais procura.

Que investir em imóveis é sempre um bom negócio, você provavelmente já sabe, afinal, tem sido assim desde o tempo dos nossos avós. Seus pais, provavelmente, também compraram uma casa assim que se casaram. Tudo isso porque investir em moradia sempre foi uma boa ideia.

O que a gente pode dizer a você – e que é uma novidade – é o fato de que esse já não é mais um investimento feito só para quem quer garantir um teto todo seu, mas também para quem quer ter esse tipo de patrimônio no portfólio de investimentos.

Isso porque esses são bens que podem ser passados de geração em geração, não costumam desvalorizar e ainda podem gerar aquela renda extra que é sempre bem-vinda.

Quer saber como garantir uma graninha a mais no final de cada mês e se livrar das contas de condomínio e impostos? Vem que a gente explica como ganhar dinheiro com aluguel!

Por que investir em imóveis?

Para começar, todo mundo investe em imóveis desde que o mundo é mundo, até porque as terras eram vistas como um bem para passar de geração em geração.

Hoje, aportar seu dinheiro em uma casa ou apartamento pode render bons trocos a mais no final do mês com a garantia de ter algo como patrimônio, unindo o útil ao agradável.

Sem contar que um dos motivos para investir em imóveis é que essa é uma ótima opção para ampliar sua carteira de investimentos com algo mais seguro e estável ao mesmo tempo que pode ser uma renda passiva caso você decida alugá-lo.

Inclusive, o aluguel é bem diferente de outros tipos de investimentos, que podem pagar lucros trimestrais, semestrais, ou até mesmo anuais. Muito tempo? Então, tá aí um ótimo motivo para investir em imóveis e receber um extra todos os meses!

Quando vale a pena investir em imóveis?

Sempre! Afinal, quem compra imóveis está investindo em um patrimônio físico que mais costuma valorizar do que fazer você perder dinheiro. Obviamente, é preciso cautela e o comprador deve observar fatores como localização do imóvel, demanda de aluguel, impostos e também as taxas de financiamento.

Com a alta da SELIC, as taxas atreladas a esse financiamento não são mais atrativas na hora de financiar um bem, por isso, o interessante é optar pela Taxa Referencial (TR), que sempre esteve na casa de 1% a 2% por ano e não é tão volátil quanto outras do mercado.

No entanto, investir em imóveis ainda representa um investimento mais conservador e seguro a longo prazo, o que é o oposto de investimentos mais arriscados, como ações – em que você pode ganhar ou perder dependendo da volatilidade do mercado.

Inclusive, é bem difícil perder dinheiro na venda de uma casa, prédio ou apartamento, principalmente porque o valor venal desses bens passa por ajustes todos os anos de acordo com taxas que influenciam no mercado imobiliário.

A boa notícia é que essas oscilações tendem a valorizar esse tipo de patrimônio. Uhu!

É só parar pra pensar: você conhece alguma história de um imóvel que tenha sido vendido por um valor menor do que quando foi adquirido? Pois é!

Ainda procurando motivos para investir em imóveis?

Um dos maiores motivos para fazer um investimento como esse é que há a tendência de que a demanda por aluguel aumente cada vez mais. É o que diz a pesquisa da agência Today, que afirma que mais de 80% dos jovens entre 20 e 25 anos preferem alugar um imóvel a comprar um bem.

Os dados da pesquisa foram ainda comprovados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O fato é que todo mundo precisa de um lugar para morar ou trabalhar desde que o mundo é mundo.

Inclusive, o Brasil passa por um momento de demanda altíssima no setor imobiliário. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país passa por um déficit habitacional de mais de 5,5 milhões de residências desde 2015.

E aí? Quer entrar pro mundo dos investidores imobiliários? A gente preparou algumas dicas para ajudar você a lucrar ainda mais com o aluguel dos seus bens. Confira!

8 formas de ganhar dinheiro com aluguel de imóveis

O processo para ganhar dinheiro com o investimento no mercado imobiliário já começa antes mesmo da compra do bem, incluindo uma boa pesquisa do valor dos aluguéis da região, divulgação do seu apê, casa ou sala comercial e alguns cuidados com localização e infraestrutura. Vamos juntos conferir todos esses fatores?

Pesquise bem o valor dos aluguéis da região

Esse passo é essencial para não sair cobrando valores exorbitantes e acabar ficando sem inquilinos ou no caso contrário, quando você cobra abaixo da média da região e acaba saindo no prejuízo e ganhando menos do que o bem realmente vale na locação.

Por isso, vale contatar seus vizinhos e outros locatários da região para saber qual o valor médio de aluguel em bens parecidos com o seu, mas lembre-se de que benfeitorias e alguns extras podem aumentar o valor a ser cobrado, como o caso de o imóvel oferecer garagem, academia, piscina ou outras comodidades ao inquilino.

Divulgue o seu imóvel

Na hora de encontrar bons inquilinos, é fundamental anunciar seu apê, sala comercial ou casa para não correr o risco de deixá-lo vazio por muito tempo, gerando custos para você sem o retorno do investimento

A boa notícia é que essa divulgação não custa nada! Você pode começar anunciando em grupos de Facebook, no Instagram e em outras redes sociais – até o TikTok, que está bastante em alta nos últimos tempos, pode ajudar nessa missão!

Invista em salas comerciais ou apartamentos bem localizados

Por mais que muitos locatários tenham o sonho e a preferência de morar em uma casa, nós sabemos que os custos desse investimento podem ser um pouco altos no início, por isso, pode ser mais vantajoso investir em salas comerciais e apartamentos bem localizados.

As salas, quando perto de centros comerciais ou locais com bastante movimento, podem gerar altos lucros para quem aluga e também para você, que recebe um bom valor em retorno pelo local.

Já os apartamentos são sempre uma boa opção por serem mais seguros e práticos, além de ter uma maior procura quando próximos a universidades, mercados e grandes centros profissionais.

Faça benfeitorias no local

Ninguém merece alugar um bem super detonado, com infiltração, mofo ou portas que não fecham direito, né? Por isso, a dica de ouro para valorizar seu local – e que permite até mesmo que você cobre um pouco a mais no aluguel – é investir em melhorias no lugar.

Além das pequenas reformas, podemos incluir nesta lista a automação de ambientes – Alexa, apague as luzes, por favor! –, um bom Wi-fi – imprescindível para quem trabalha de casa – e mobília de qualidade, o que nos leva ao próximo tópico.

Opte por mobiliar o lugar

Muita gente acaba procurando por comodidade na hora de encontrar um novo lar ou um lugar para começar os negócios, por isso, disponibilizar um imóvel mobiliado pode colocar você à frente da concorrência.

Oferecer um apê mobiliado pode ser até um diferencial que faça o inquilino optar pelo seu imóvel em vez daquele prédio vizinho que tem academia. Bem melhor deitar num sofá novinho para assistir uma série do que levantar pesos na academia, né?

Cuidado com a localização

Por mais que os imóveis afastados de grandes centros e mais próximos à natureza ou em locais mais remotos sejam mais baratos na hora de adquirir, fica bem mais difícil alugá-los em comparação aos apês em áreas mais movimentadas.

Cuide também de aspectos como segurança na vizinhança, verifique se há mercados, farmácias e unidades de saúde próximos também, já que essas comodidades são muito bem recebidas pelo público que busca um lugar para chamar de lar ou uma boa sede para o negócio dos sonhos.

Busque por regiões universitárias

Vizinhanças que ficam nos arredores de grandes centros universitários ou campus de universidades federais podem até ser o berço de imóveis um pouco mais caros, mas o investimento compensa – e muito! – já que são áreas com bastante procura também.

Com a entrada e saída de estudantes todos os semestres, é bem improvável que seu imóvel fique vazio nessas regiões. Que tal complementar essa escolha com os cuidados mencionados no tópico anterior? Temos aí a receita de um grande sucesso de ganhos em aluguel, hein!

Invista em infraestrutura

Quem busca por um imóvel também se preocupa com algumas comodidades. Para algumas pessoas, por exemplo, é um diferencial que o local tenha porteiro – em caso de prédios e condomínios – ou garagem.

Para outros, pode ser um diferencial seu imóvel ter uma suíte disponível ou monitoramento 24h para garantir a segurança dos moradores.

Seu apê fica no oitavo andar? Sem elevador fica difícil cumprir essa jornada todos os dias. Imagina com as sacolas do supermercado? Sem chance, né? Que tal incluir esse item no checklist das comodidades que você pode oferecer ao seu inquilino?

Já fez a listinha do lugar ideal para ganhar dinheiro com o aluguel? Então, dá uma olhada nas vantagens que vão ser a cereja do bolo na hora de tomar a sua decisão sobre investir em imóveis!

Quais as vantagens de investir em imóveis?

São tantos os benefícios de fazer um investimento como esse que fica até fácil se perder. Mas fica tranquilo(a)! Listamos alguns deles para facilitar a sua vida. Se liga!

Serve como fonte de renda passiva

Quando você aluga um imóvel, ganha uma fonte de renda passiva, como se fosse um salário que você recebe sem depender do seu “esforço direto”.

É claro que o bem vai exigir alguns investimentos iniciais, mas, uma vez alugado, o próprio inquilino vai ficar encarregado da manutenção do local para você. Parece bom, né?

Diversifica o portfólio de investimentos

Se você já é um investidor, a compra de um imóvel serve como uma variação do seu portfólio de investimentos. Aportar em um ativo real representa a tranquilidade e estabilidade que só uma casa, sala comercial ou apê novinho podem representar na sua carteira de investimentos.

Sem contar que é algo que você pode passar para as próximas gerações, viu?

Alguns custos podem ser transferidos ao inquilino

Você sabia que, além de ganhar uma boa renda passiva com aluguel, é possível transferir alguns custos de manutenção e impostos ao inquilino? Sim! Você pode investir em um imóvel, receber mensalmente o aluguel e ainda se livrar de alguns gastos como IPTU e manutenção do bem.

Essa “transferência de deveres” pode ser feita por conta da Lei do Inquilinato de 1991, que permite ao locatário inserir uma cláusula no contrato exigindo o pagamento de alguns custos como IPTU e seguros. Vale ressaltar que ambas as partes devem estar cientes desse compromisso, ok?

Confira o que diz a lei na íntegra:

"A Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a ela pertinentes, também conhecida como Lei do Inquilinato, no artigo 22, Capítulo "Dos deveres do locador e do locatário", dispõe que o locador é obrigado a "pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em sentido contrário no contrato".

Gostou do que leu até aqui? A gente ainda vai além e garante a você que, seguindo algumas tendências como o coliving, é possível aumentar ainda mais seus ganhos com aluguel, já que a fórmula é bem simples: quanto mais inquilinos, maior o valor que você ganha por aluguel!

E, se você seguiu todas as dicas que falamos por aqui, certamente vai estar sempre com o seu imóvel alugado. Boa sorte no investimento!