6 motivos para investir em imóveis em Floripa

investir em imóvies Floripa 6 de Mar de 2023

Os principais motivos para investir em Florianópolis incluem a valorização dos imóveis durante todos os períodos do ano, a infraestrutura da cidade, que acolhe todos os grupos de pessoas e todas as idades, a possibilidade de investimento em turismo, o fato de o município ser a capital brasileira com maior IDH e também o hub tecnológico que a ilha tem se tornado, representando um atrativo para novos empreendedores.

Não é à toa que quem visita Floripa quer ficar para morar. Nossa Ilha da Magia tem belezas indescritíveis e atrações para quem busca paz em meio à natureza ou uma vida agitada num ritmo cosmopolita – tudo em um só lugar!

Por isso, se você está buscando um lugar para expandir seus negócios ou para morar, separamos seis dicas de porque a capital catarinense é o lugar certo para você. Vem com a gente!

1. É a capital com o maior IDH do país

Para quem busca qualidade de vida, pode ter certeza de que a Ilha da Magia é o melhor lugar, afinal, Floripa foi considerada a capital com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto dentre as capitais do país segundo um levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas.

Esse indicador mede a qualidade de vida dos moradores de cada localidade e a fantástica ilha de Santa Catarina não fica para trás e não é uma surpresa, né? Por aqui, é possível viver o melhor da rotina agitada e estar, ao mesmo tempo, em meio à natureza. Um sonho que pode se tornar realidade!

2. Valorização imobiliária durante o ano todo

Não é porque Floripa é uma ilha que a cidade só fica cheia no verão. A cidade é destaque e recebe turistas em todas as épocas do ano, seja para visitar as lindas praias no verão ou para conferir os shows internacionais e eventos culturais e de negócios que acontecem durante todo o ano por aqui.

Inclusive, a capital conta com aeroporto internacional e vários polos universitários, o que atrai tanto estudantes que buscam um lar na capital para cursar o ensino superior quanto para empresários que estão só de passagem pela ilha para fechar bons negócios.

Inclusive, Floripa tem sido referência no investimento de imóveis, já que as taxas são bem atrativas em relação ao retorno financeiro na maior parte do território.

Em 2022, enquanto os imóveis em geral  no país valorizaram apenas 6,16% no ano, os imóveis na Ilha da Magia ultrapassaram os índices nacionais, resultando em 12,16% de valorização imobiliária na região, segundo o índice Fipezap.

3. Tem infraestrutura para todos

Floripa é famosa por ser um berço de várias etnias, culturas e idades. Afinal, é um ótimo lugar para envelhecer com tranquilidade, ao mesmo tempo que se configura como um dos maiores polos educacionais e tecnológicos do país.

A cidade tem crescido também em termos de servir de casa para novas startups e fintechs, trazendo pessoas de todos os lugares do Brasil para morar na ilha por conta da grande demanda tecnológica que o local tem exigido.

Ao mesmo tempo, ainda é bem comum que vários estudantes do país se mudem para a capital catarinense para cursar a faculdade, especialmente no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no bairro Trindade.

Ou seja, quem investe em imóveis em Floripa raramente terá seu imóvel vazio. É possível alugar para os mais diversos grupos de pessoas. Demais, né?

4. É um hub tecnológico em ascensão

Tem gente que até chama a capital catarinense de "Ilha do Silício" e não é por menos: a cidade tem sido escolhida para ser casa de muitas startups e empresas novas do ramo tecnológico.

Inclusive, alguns eventos de tecnologia são sediados em Floripa todos os anos, como é o caso do RD Summit – que, excepcionalmente em 2023, acontecerá em São Paulo –, evento que a gente até considera "manezinho da ilha", já que foi idealizado por aqui.

5. O mercado imobiliário é super aquecido

Independentemente de onde você quiser investir, pode ter certeza que seu bem vai valorizar. A ilha, como você viu nos dados que trouxemos anteriormente, tem um bom histórico de crescimento no ramo imobiliário, mas o atrativo é ainda maior para quem busca investir em imóveis de alto padrão.

As praias do Norte da ilha – principalmente Jurerê – são conhecidas pelas casas e edifícios luxuosos e possuem um dos metros quadrados mais caros da cidade. O Sul da ilha também não fica muito para trás, praias como o Campeche se popularizaram tanto que o m² já é um dos mais altos da cidade.

Ainda assim, quem opta por investir em áreas mais centrais ou universitárias não sai perdendo, já que os imóveis nessas regiões dificilmente não são locados.

6. Possibilidade de investimento em turismo

Quer abrir um negócio na área de turismo? Seja uma pousada, um hotel, hostel ou apês de moradia compartilhada, Florianópolis é o local certo para investir. A estimativa é de que, só no verão de 2023, a ilha receba meio milhão de turistas

Uma pesquisa desenvolvida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) aponta que a média de gastos de um turista na capital costuma girar em torno de R$ 4.662 para um período de 12 dias de estadia, o que totaliza uma média de R$ 388,50 por dia entrando no setor de turismo – esse valor é referente a um visitante, já imaginou multiplicar pelos 500 mil que visitarão a cidade só nesta temporada?

E cá entre nós, num paraíso como esse, é bem compreensível que todo mundo queira aproveitar tão bem cada pedacinho da nossa Floripa.

Gostou dos motivos que trouxemos para você? Agora, é só estudar as localidades mais estratégicas e começar seus investimentos na capital brasileira que mais tem a crescer. Sucesso nos negócios!